UNESCO aprova Dia Internacional da Matemática a 14 de março

.

O dia 14 de março é conhecido mundialmente como o Dia do PI, mas, a partir de 2020, o dia 14 de março passará a ser oficialmente o Dia Internacional da Matemática.  A UNESCO acaba de aprovar, na sua 40.ª Assembleia Geral, uma moção em que proclama o dia 14 de março o Dia Internacional da Matemática. O objetivo deste dia é ser um dia especial para celebrar a Matemática em todas as suas formas e em todo o mundo.


O Dia Internacional da Matemática é um projeto liderado pela União Internacional de Matemática (IMU) e com o apoio de diversas sociedades científicas por todo o mundo. A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) associou-se a este projeto desde a primeira hora, numa altura em que ainda parecia distante a possibilidade da UNESCO vir a oficializar um dia internacional da Matemática, tendo desempenhado um papel muito ativo no seu desenvolvimento.


A importância da SPM foi reconhecida pela inclusão do matemático português Fabio Chalub na comissão internacional de gestão das atividades, um seleto grupo constituído por nove matemáticos de várias nacionalidades. Fabio Chalub é presidente do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, onde é professor associado, e vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática. De acordo com a presidente deste grupo e primeira idealizadora do projeto, Christiane Rousseau, da Universidade de Montreal, no Canadá, “Atualmente, a matemática é uma realidade tão presente nas nossas vidas, que muitos de nós nem dão por isto”.

Em 2020, o primeiro «Dia Internacional da Matemática» terá como tema «A Matemática está em toda a parte». A cada ano haverá um novo tema.

Na página oficial do Dia da Matemática (https://www.idm314.org/) serão disponibilizados materiais, projetos, ideias e software gratuitos que poderão ser usados em salas de aula, grandes eventos ou pequenas atividades para o público em geral.

No mapa disponibilizado, podemos ver que Portugal é neste momento o país com mais atividades programadas para celebrar o Dia Internacional da Matemática.


Porquê a escolha do dia 14 de março? Na nomenclatura anglo-saxónica, o dia 14 de março escreve-se 3/14, os primeiros algarismos da expansão decimal do número pi. Esta é a única combinação das três primeiras casas decimais de pi que podem referir-se a uma data, já que o dia 31 de abril não existe. Por razões históricas, não existe nada nem ninguém que possa simbolizar mais o caráter universal da Matemática do que este número. Para além desse facto, já existe uma tradição de celebrar neste dia o "dia do pi" com a organização de atividades matemáticas diversas.

 

Página Oficial:
https://www.idm314.org/

Formulário de registo de atividades matemáticas:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSch0M-3WcSPQgsj4ILyt9cTHn9uQT85dfvmGSRwjaBq9N00Pg/viewform

Para mais informações, contactar:
Gabinete de Imprensa da SPM: Ana Figueiredo, 933 478 494, imprensa@spm.pt

 

Publicado/editado: 26/11/2019