Nuno Crato

Nuno Crato deu a sua última aula como Professor Catedrático no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) no passado dia 11 de março. É licenciado em Economia, pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa, mestre em Métodos Matemáticos para Gestão de Empresas pelo mesmo Instituto e doutor em Matemática Aplicada pela Universidade de Delaware.

Com uma carreira repleta de sucessos, o matemático e estatístico tem tido uma extensa atividade de promoção da cultura científica. Publicou mais de 500 artigos de divulgação, em 2003 ganhou o primeiro prémio do concurso Public Awareness of Mathematics atribuído pela European Mathematical Society e, em 2008, a União Europeia distinguiu-o com um European Science Award na categoria de Comunicador de Ciência do Ano.

Também em 2008 recebeu o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, tendo sido elevado a Grã-Cruz da mesma Ordem em 2016. Já este ano de 2022, foi condecorado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública. 

No ensino, Nuno Crato publicou livros, organizou eventos, debates e colóquios, trouxe a Portugal os maiores especialistas em ensino no básico e secundário, criou uma verdadeira escola de pensamento na educação que além de afirmar uma opção validada pela melhor ciência, denunciava também correntes para a educação dos mais jovens que são nocivas e sem respaldo científico sério, como relembra Filipe Oliveira, professor no ISEG, com quem trabalhou em inúmeras ocasiões.

Foi Ministro da Educação e Ciência, de 2011 a 2015, do XIX Governo Constitucional de Portugal. Durante o seu mandato o abandono escolar baixou, as taxas de retenção melhoraram, bem como as avaliações internacionais do TIMSS e do PISA em 2015, tendo Portugal atingido os melhores resultados de sempre nesse ano. No ensino superior promoveu a criação de cursos técnicos superiores profissionais (TESP).

Nuno Crato foi presidente da Direção da Sociedade Portuguesa de Matemática durante três mandatos, entre 2004 e 2010. Durante este período, a Sociedade conheceu um grande desenvolvimento.

A Assembleia Geral da SPM, que decorreu no dia 29 de março de 2022, entendeu distinguir o Professor Nuno Crato elegendo-o sócio honorário pelo impacto que teve na divulgação da matemática e no ensino da matemática em Portugal, mas de facto o seu trabalho em qualquer uma das áreas, por si só, já justificava a nomeação.

VOLTAR