Depois de cinco dias intensos, onde além da realização das provas tiveram a oportunidade de partilhar conhecimentos e travar amizades, o momento por que todos os participantes da 12.ª edição da Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) mais ansiavam chegou: conhecer os resultados. Assim, o Brasil conquistou três medalhas de ouro e uma de prata, Portugal arrecadou três medalhas de prata e uma de bronze, São Tomé e Príncipe alcançou quatro medalhas de bronze e a Guiné Bissau obteve duas medalhas de bronze.
A cerimónia de encerramento teve lugar hoje, 27 de julho, às 18h00, com a entrega das medalhas, no auditório da Escola Secundária Luís de Freitas Branco, no concelho de Oeiras. Estiveram presentes no evento a secretária de estado da Ciência, Ana Paiva, o diretor de Ação Cultural e Língua Portuguesa do Secretariado Executivo da CPLP, João Ima Panzo, o presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, José Carlos Santos, a diretora executiva da Ciência Viva, Ana Noronha e o vereador da Câmara Municipal de Oeiras, Pedro Patacho.
Pela terceira vez, Portugal é o país anfitrião desta Olimpíada, que está a decorrer desde 23 de julho até 28 de julho, em Oeiras. A 12.ª Olimpíada de Matemática da CPLP é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) em conjunto com o Ministério da Educação da República Portuguesa e com a colaboração da Câmara Municipal de Oeiras. Na competição participaram delegações de Angola, Brasil, Guiné Bissau, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
A Olimpíada de Matemática da CPLP aconteceu pela primeira vez em 2011, depois de Portugal ter lançado o repto aos restantes países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Estas olimpíadas percorreram já seis dos oito países lusófonos, mas nunca se conseguiu a participação de todos os países na mesma edição.
Esta competição anual entre jovens estudantes de países de língua portuguesa, tem como objetivos a melhoria da qualidade do ensino e a descoberta de talentos em Matemática, fundamental para o desenvolvimento científico e tecnológico, a promoção do estudo da Matemática nos países lusófonos e a união e a cooperação entre os países lusófonos para a criação de instrumentos que permitam a competição de alunos numa olimpíada internacional para os países de língua portuguesa.
Esta edição foi também uma oportunidade para lançar novos desafios a todos estes países: formação de professores “Treinador Olímpico” nos vários países lusófonos e
ampliação da bibliografia olímpica existente em português utilizando a experiência das Olimpíadas Portuguesas de Matemática e da Olimpíada Brasileira de Matemática.
Programa Olimpíadas da CPLP de 23 a 28 de julho 2024:
23 de julho – Chegada das Delegações
24 de julho – Cerimónia de Abertura – Sede da CPLP - Palácio Conde de Penafiel, em Lisboa
25 de julho – Prova dia 1 – Escola Secundária Luís de Freitas Branco, Paço de Arcos
26 de julho – Prova dia 2 - Escola Secundária Luís de Freitas Branco, Paço de Arcos
27 de julho – Cerimónia de Encerramento – Auditório Esc. Sec. Luís de Freitas Branco, Paço de Arcos
28 de julho – Partida das delegações
Páginas úteis:
OPM: http://olimpiadas.spm.pt/
CPLP2024: https://olimpiadascplp2024.wordpress.com
Para mais informações, contactar:
Gabinete de Comunicação da SPM: Ana Figueiredo 933 478 494, imprensa@spm.pt
Coordenador Geral das Olimpíadas: Prof. Luís Merca Fernandes, 914 591 305, luism@ipt.pt
Responsável da Direção da SPM: Prof. Joana Teles, 919339262, jteles@mat.uc.pt