Professor Fernando Pena recebe o primeiro Prémio Álvaro Batista Gonçalves

O Prémio Álvaro Batista Gonçalves foi entregue pela primeira vez, ontem, 5 de março, numa cerimónia na Biblioteca da Fundação Champalimaud, a Fernando Pena, professor no Colégio Planalto e na Escola Superior de Educação Jean Piaget.

O Prémio visa reconhecer e motivar a excelência no ensino na Matemática no ensino básico e secundário, e por isso é entregue anualmente a um professor que se distinga pelo seu esforço e dedicação e pelo trabalho desenvolvido com os alunos.

Os alunos do professor Fernando Pena descrevem-no como um docente exigente, com sentido de humor e que "ensina imensa matemática quase sem darem conta". De acordo com os estudantes, é um professor que está sempre disponível para os acompanhar.

Criado em 2022, pela Associação Álvaro Gonçalves e pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), o Prémio Álvaro Batista Gonçalves prevê a atribuição de cinco mil euros ao vencedor.

O júri justificou a atribuição do prémio ao professor Fernando Pena pela "profundidade como pensa o que é a excelência no ensino da matemática, como vê a sua contribuição para o ensino e as inovações que introduziu".

O Prémio foi entregue pelo presidente do júri general Ramalho Eanes, antigo Presidente da República. Do júri do prémio faziam ainda parte o ex-ministro da Educação Eduardo Marçal Grilo, o o ex-ministro da Educação Nuno Crato, o antigo presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, João Araújo, pela co-presidente da Fundação Gaudium Magnum, Maria Cortez de Lobão e pelo filho de Álvaro Batista Gonçalves,  Fernando Pires Gonçalves.

VOLTAR