Francisco Contente Domingues (1959-2021)

Soubemos com tristeza do falecimento do Professor Francisco Contente Domingues, figura maior entre os historiadores da Expansão Portuguesa e da Navegação, e que participou em alguns eventos do SNHM. Incluimos uma nota sobre este amigo do SNHM escrita pelo Comandante António Canas, membro do Conselho Geral do SNHM.


O Secretariado do SNHM

.............................................................................

 

"Faleceu no passado dia 10 de março o Professor Doutor Francisco Contente Domingues. Nascido a 14 de fevereiro de 1959, Contente Domingues era Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Considerado um dos mais relevantes especialistas, de sempre, em História da Expansão Portuguesa e da Navegação, Contente Domingues foi discípulo do Professor Luís de Albuquerque.

Após a morte deste ilustre investigador, assegurou a continuidade de muitas das iniciativas por ele iniciadas, nomeadamente as Reuniôes Internacionais de História da Náutica. Entre as inúmeras áreas de investigação a que se dedicava, merecem destaque os estudos sobre História da artografia e da Construção Naval.

Colaborou diversas vezes com iniciativas do SNHM, merecendo destaque a sua participação nos seguintes encontros científicos:  Encontro Internacional: "The Practice of Mathematics in Portugal", realizado em Óbidos, em 2000, por ocasião do Ano Internacional da Matemática, com a comunicação: "Nautical training and ship command in Portugal (15th to 19th centuries)";  XIX Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática, realizado em Aveiro, em 2006, com a comunicação: "Os matemáticos de Coimbra e a História da Náutica em Portugal: a construção de uma disciplina científica"; e no "7.º Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática", realizado em Óbidos, em 2014, com a comunicação:"O Brasil no planisfério de Lopo Homem de 1519"."

António Costa Canas, membro do Conselho Geral do SNHM