Coordenadores académicos



José Luis Lisani

Universidade das Ilhas Baleares, Espanha

Jose-Luis Lisani recebeu o grau de Doutor em Ciência da Computação e Matemática Aplicada pelas Universidades das Ilhas Baleares (Espanha) e Paris-Dauphine (França) em 2001.

Atualmente é Professor Associado da Universidade das Ilhas Baleares (Espanha) e membro do Institute of Applied Computing & Community Code (IAC3). Os seus interesses de investigação incluem a análise e processamento de imagens coloridas e sequências de vídeo. Nos últimos anos, e em colaboração com o IMEDEA (Instituto Mediterrâneo de Estudos Avançados), tem trabalhado na aplicação de técnicas de deep-learning ao estudo de populações de peixes.

Ele é coautor do livro A Theory of Shape Identification (Springer LNM, 2008), e um capítulo do livro Denoising of Photographic Images and Video (Springer 2018).




Bartomeu Coll

Universidade das Ilhas Baleares, Espanha

Bartomeu Coll é atualmente Full Professor de Matemática Aplicada na Universidade das Ilhas Baleares (Espanha) e é membro do Institute of Applied Computing & Community Code (IAC3).

Na área do processamento de imagens, a sua actividade de investigação tem-se centrado no processamento e análise de imagens, mais especificamente em problemas de denoising, impainting e estéreo. Junto com o grupo de imagens TAMI da UIB, liderou uma cooperação de longa data com a CNES (Agência Espacial Francesa) e um contrato permanente de transferência de tecnologia com a empresa DxO, uma das líderes mundiais em processamento de imagens.

Tem mais de 60 publicações em revistas internacionais da área, bem como é co-inventor de 4 patentes.




Isabel Cristina Lopes

LEMA, CEOS.PP, ISCAP, Politécnico do Porto, Portugal

Isabel Cristina Lopes é licenciada em Matemática, doutorada em Engenharia Industrial e pós-graduada em Estatística.

Professora no ISCAP - Politécnico do Porto, lecciona Matemática, Estatística e Investigação Operacional. É membro do Centro de Estudos Organizacionais e Sociais da P.Porto (CEOS.PP), e membro do LEMA - Laboratório de Engenharia Matemática. Atualmente faz parte da direção da APDIO (Associação Portuguesa de Investigação Operacional).

Coordenadora no ISCAP do Projecto “StoSS - Sectorização para Simplificar e Resolver” financiado pela FCT, liderado pelo INESCTEC em parceria com o CEOS.PP/ISCAP e o ISCTE, cujo objetivo é desenvolver um sistema de apoio à decisão para a resolução de problemas de sectorização.

Participa frequentemente em encontros científicos internacionais na área de Investigação Operacional e Estatística. Os seus temas de investigação atuais são problemas de setorização, roteamento de veículos, problemas de programação industrial, problemas de corte e embalagem, gerenciamento stock, métodos de programação inteira, análise de dados estatísticos, modelos de dados em painel, séries temporais e previsão.




Ana Maria Rodrigues

INESC TEC, CEOS.PP, ISCAP, Politécnico do Porto, Portugal

Ana Maria Moreira Rodrigues é licenciada em Matemática Aplicada e Computação, Mestre em Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão e Doutorada em Engenharia e Gestão Industrial pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

É Professora no ISCAP-P.Porto (Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto - Instituto Politécnico do Porto). É investigadora do CESE (Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais) do INESC TEC e do CEOS.PP (Centro de Estudos Organizacionais e Sociais).

Participa em vários projetos e atualmente é líder de um projeto financiado pela FCT: StoSS - Sectorização para Simplificar e Resolver. Os seus interesses de investigação estão relacionados à Setorização, Suporte à Decisão, Otimização Multi e Múltiplos Objetivos e Problemas de Roteamento de Veículos.




Ricardo Enguiça

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), Portugal

Ricardo Enguiça leciona no ISEL desde 2003, num amplo espectro de disciplinas de Matemática. Concluiu a sua tese de doutoramento em 2010, orientada pelo Prof. Luis Sanchez da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na área de Equações Diferenciais e Problemas de Valor de Fronteira. Mantém o seu trabalho nessas áreas, publicando regularmente e participando em encontros internacionais.

É membro da Coordenação do Curso de Matemática Aplicada do ISEL, sendo um colaborador ativo na interação com algumas Empresas, nomeadamente na supervisão de estágios de alguns alunos.

Esta ligação com as aplicações da vida real desenvolveu o seu interesse pela modelação matemática, programação e machine learning, e nesse sentido participou também nos últimos European Study Groups with Industry em Portugal, e está a co-organizar o próximo, a ser realizado no ISEL.




Rafael Blanquero

Universidade de Sevilha, Espanha

Rafael Blanquero é professor do Departamento de Estatística e Investigação Operacional na Universidade de Sevilha, Espanha.

A sua área de especialização inclui Otimização, Machine Learning e Modelação Matemática, com uma longa experiência em transferência de tecnologia matemática para a indústria.

É membro do conselho da Rede Espanhola de Matemática-Indústria (math-in) e da Plataforma Espanhola de Modelação, Simulação e Otimização de Tecnologias em Ambiente Digital (PET MSO-ED), líder do grupo de investigação em Otimização, financiado pelo governo regional da Andaluzia, e membro do conselho de administração da Universidade de Sevilha.




Emilio Carrizosa

Universidade de Sevilha, Espanha

Emilio Carrizosa é professor de Estatística e Investigação Operacional na Universidade de Sevilha, Espanha.

A sua investigação recente concentra-se no desenvolvimento de modelos matemáticos e algoritmos de otimização numérica para abordar problemas de tomada de decisão em uma estrutura baseada em dados (machine learning).

É Presidente da math-in, a Rede Espanhola de Matemática-Indústria. Foi presidente da SEIO, a Sociedade Espanhola de Estatística e Investigação Operacional, diretor do IMUS, o Instituto de Matemática da Universidade de Sevilha, e editor-chefe do TOP, o jornal espanhol OR.



 

mailto 7imw





A 7IMW é apoiada pela Rede Portuguesa de Matemática para a Indústria e Inovação, PT-MATHS-IN, e pela Rede Espanhola para Matemática e Indústria, math-in.